Para celebrar o aniversário de 30 anos do icônico álbum The Bends, a editora Belas Letras lança no dia 09 de abril o livro ‘How to Disappear: Radiohead’ em Imagens. A obra, assinada pelo baixista Colin Greenwood, apresenta um retrato íntimo da jornada do grupo através de suas próprias fotografias e memórias pessoais. Em edição de luxo, capa dura e totalmente colorida, o livro leva os fãs a uma imersão no universo da banda, do estúdio aos palcos, passando por turnês, ensaios e momentos de descontração entre os membros.
‘How to Disappear’ vai além de um simples registro visual: ele conta a história do Radiohead sob a perspectiva de Colin Greenwood, irmão mais velho do guitarrista Jonny Greenwood e amigo de longa data de Thom Yorke, Ed O’Brien e Phil Selway. O livro é um testemunho pessoal de sua relação com a banda e sua trajetória ao longo dos anos. As fotografias, tiradas por Greenwood a partir de 2003, capturam momentos nos bastidores, no estúdio e em turnês ao redor do mundo. Além disso, a obra traz um ensaio profundamente reflexivo e poeticamente escrito de 10.000 palavras, em que o baixista compartilha experiências e histórias marcantes da carreira do grupo.
Através das lentes de Greenwood, os fãs poderão vislumbrar o Radiohead em seus espaços mais autênticos, desde sessões de gravação em locações pouco convencionais até megashows nos EUA, Canadá e Irlanda após o lançamento do último álbum, A Moon Shaped Pool (2016). O livro também detalha o cotidiano em turnê, retratando momentos de lazer e descontração, como partidas de xadrez com a equipe técnica, conversas regadas a chá e torradas, e longas viagens atravessando desertos e pradarias intermináveis.
Foto: Belas Letras
Intercalando imagens e textos, Greenwood resgata desde os primeiros dias do grupo até a consagração como uma das bandas mais inovadoras do mundo. O livro inclui registros de bastidores, os processos de criação em estúdio e revelações inéditas sobre a dinâmica da banda. Entre os destaques, estão:
*O primeiro show de Greenwood ao lado de Thom Yorke e Ed O’Brien em uma festa escolar, quando ainda usavam uma bateria eletrônica.
*Como seu irmão, Jonny Greenwood, teve que tocar seu primeiro show com o teclado apoiado em um amplificador.
*Os bastidores da gravação de OK Computer em uma mansão do século XVI pertencente a Jane Seymour, onde experimentaram loops e samples espalhados por metros de fita magnética.
*A colaboração entre Thom Yorke e o artista Dan Rickwood (Stanley Donwood) para criar as icônicas artes visuais do Radiohead.
Tirando fotos do Radiohead há mais de 20 anos, Greenwood escolheu 97 fotos de um acervo de 300 para compor o livro. ‘How to Disappear: Radiohead’ em Imagens é um registro essencial para os fãs da banda e para qualquer amante da música e da fotografia.
O livro ‘How to Disappear: Radiohead em Imagens’ está disponível no site da editora e em sites parceiros, como Travessa, Livrarias Curitiba, Martins Fontes, Livraria da Vila, Amazon entre outros. A obra chega às livrarias a partir do dia 20 de abril de 2025.
Visitas: 45444
Usuários Online: 1